No dia 14 de abril a UESC marcou presença na paralização dos trabalhadores em educação, pois compreendemos que é muito importante a unidade dos trabalhadores, estudantes e da comunidade na luta por uma educação melhor, contra os ataques do governo YEDA que vem promovendo cada vez mais o sucateamento da educação pública com o fechamento de escolas, a enturmação, multiseriação(que é juntar turmas de séries diferentes para ter aulas juntos... horrível não acha???), demissão de professores contratados, sem falar na falta do repasse das verbas para as escolas que cada dia estão mais esquecidas, sem material didático, com os estudantes tendo que pagar xerox, e em algumas situações mais críticas onde falta até mesmo giz.

O futuro da nossa juventude está cada vez mais imprevisível pois a educação pública vem sendo atacada por todos os lados, é a Yeda de um lado o Lula de outro com a reforma universitária, que promove o sucateamento da universidade pública, na medida que paga pra uma minoria que entra no prouni estudar na universidade privada, dando mais lucro aos tubarões do ensino, deixa de abrir vagas na universidade pública, fazendo que nós filhos dos trabalhadores vejamos a universidade como um sonho cada vez mais distante.

Mas não vamos ficar parados se for necessário faremos como gloriosamente estão fazendo a dias os estudantes da UNB que ocuparam a reitoria pedindo o afastamento do reitor ladrão... Tudo o que nós estudantes temos é nossa força para lutar.

Se estivermos juntos somos muito fortes, e vamos sim...

...unir os estudantes e os trabalhadores contra os ataques à educação!!!





Segunda 14 de Abril
dia de paralização
contra os ataques de
Mariza e Yeda!!!






Mariza Abreu abandona audiência pública na Assembléia Legislativa



A secretária estadual da Educação, Mariza Abreu, abandonou a audiência pública da Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia da Assembléia Legislativa quando a reunião foi transferida pela presidenta do órgão técnico, deputada Marisa Formolo (PT), do Plenarinho para o auditório Dante Barone. A mudança de local aconteceu para garantir a segurança das pessoas que lotaram o Plenarinho, os corredores da Assembléia, a sala da Comissão de Educação e parte do auditório Dante Barone. O início da audiência, na manhã desta terça-feira 25, foi tumultuado. A deputada Marisa teve de suspender a reunião por alguns momentos a fim de negociar com a secretária.Deputados, secretária, Conselho Estadual de Educação e Ministério Público reuniram-se, reservadamente, na sala contígua ao Plenarinho, mas não houve acordo, apesar dos argumentos da presidenta da Comissão. "Cada um assume a sua responsabilidade", disse a deputada Marisa. "Como presidenta, suspendi a audiência no Plenarinho e transferi para o Dante Barone para preservar a integridade física dos presentes", ponderou. "Gostaria que a secretária tivesse a mesma capacidade que esta Casa tem de dialogar. Uma audiência pública é para ouvir a população. A secretária se negou ao debate", lamentou Marisa.Desmonte - Professores, pais e alunos criticam o desmonte das escolas públicas do Rio Grande do Sul e queriam discutir o problema com a secretária. No início deste ano letivo, o governo do estado promoveu a chamada enturmação, ou junção de turmas, ultrapassando o número máximo de alunos recomendado pelo Conselho Estadual de Educação (CEE). Houve o remanejo de alunos em cerca de 7.500 turmas, o fechamento de 105 escolas estaduais e a multisseriação. Além disso, foi encerrada a oferta da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e estimulada a municipalização da educação infantil.Entre os inúmeros relatos e denúncias sobre a precariedade na educação pública gaúcha, a professora Líbia Aquino, da Escola Estadual Augusto Meyer, de Guaíba, fez um desabafo. "não temos suporte pedagógico. Temos apenas 38 professores para atender 1.200 alunos. A biblioteca foi fechada, a psicopedagoga foi retirada prejudicando os 45 alunos que necessitam de atendimento especial e os cegos estão sem atenção", registrou a educadora.

Stella Máris Valenzuela- Site www.cpers.com.br